Sejam bem-vindos ao nosso canal! Somos Léo e Thiago, e vamos te ensinar o passo a passo da construção de um motorhome. Neste vídeo, mostramos em detalhes a fixação do nosso bagageiro no teto da van e a instalação das placas solares que irão compor o sistema elétrico do nosso motorhome. Como bônus, faremos um city tour pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. Vamos te levar junto com a gente até a Cidade do Samba, na Gamboa, onde encontramos o serralheiro que construiu o nosso bagageiro. Curtimos muito criar esse conteúdo em especial, pois ele traz de volta para nossos seguidores o prazer de estar viajando e conhecendo lugares novos. A partir de agora, mesmo ainda focados na construção do nosso projeto, isso será muito mais constante.
Neste vídeo, aqueles que nunca vieram ao Rio de Janeiro poderão ver pontos importantes e históricos da nossa cidade e a Cidade do Samba por dentro, com exclusividade. Fizemos o bagageiro com tubos de ferro, considerando os espaços para que nossas claraboias abram sem dificuldade e que o acesso ao nosso resfriar seja fácil, permitindo manutenção quando necessário.
Nosso projeto de bagageiro foi muito bem pensado. Ele é leve, resistente e funcional. Além disso, preocupados com a segurança, deixamos um bom espaço entre a lataria e as placas, fazendo o bagageiro mais alto para que o ar circule, minimizando ainda mais a possibilidade de nossas placas solares se soltarem. Teremos três placas solares de 150 W e utilizaremos cabos flexíveis da marca Sil de 10 mm para a instalação delas. Também vamos mostrar uma dica importante para quem está fazendo tudo por conta própria: o cabo de 10 mm, na hora de conectar os conectores MC4, ficará um pouco grosso. A dica é diminuir a seção dos fios, separar um pouco o cobre e cortar, assim o cabo se ajustará perfeitamente ao conector e você conseguirá crimpá-lo corretamente. No vídeo, mostramos as melhores ferramentas e o passo a passo de como fazer essa instalação dos fios na sua placa solar.
Usamos 2 conectores MC4 de 3 x 1, ou seja, três cabos chegam ao conector que os une, saindo apenas um cabo em direção ao controlador de carga. Um conector MC4 recebeu os 3 cabos negativos, sendo um de cada placa, e o outro conector MC4 recebeu os três cabos positivos, também um de cada placa. Desta forma, seguimos com um único cabo positivo e um único cabo negativo até o controlador de carga. Aproveitamos o mesmo furo que fizemos na lataria para passar o chicote do climatizador de ar e também os cabos das placas solares. Para proteger da água, bolamos um tubo encaixado no furo por onde os fios passaram e, posteriormente, vedamos com bastante cola PU. Para proteger a fiação que ficará exposta no teto da van, usamos fita isolante para fazer um revestimento adicional nos fios. Também usamos fitas do tipo lacre para fixar os fios ao bagageiro, deixando-os mais altos e sem encostar na lataria, minimizando o contato com a água e o atrito.
Agora que temos nosso bagageiro e nossas placas solares, podemos mais uma vez avançar no projeto. Como sempre falamos, na construção do motorhome tudo se faz junto, separado e ao mesmo tempo, rsrs, é uma loucura. Agora que temos a nossa fiação devidamente instalada nas placas solares, poderemos dar continuidade no nosso sistema elétrico e em tantos outros que precisam acontecer. Nosso projeto finalmente vai engrenar. Não podemos esperar para mostrar as novidades que estão por vir. Essa construção vai surpreender. Vem com a gente!
ADQUIRA OS PRODUTOS UTILIZADOS NESSE VÍDEO:
- Climatizador Resfriar Série 8 Inspire 18 litros
- Clarabóia Ventilador + Exaustor
- Clarabóia Ventilador + Exaustor + LED
- Caixa de ferrementas + Parafusadeira
- Serra Tico-Tico STANLEY + 1 bateria 2Ah + Maleta
- Serra Tico-Tico STANLEY + 2 baterias 4Ah
- Kit com 12 colas PU40 Tekbond + Aplicador
- Kit com 12 colas PU40 Tekbond
- Cola PU40 Tekbond
- Esmalte Sintético Hammerite 800ml
- Fio vermelho – 2,5mm Sil 50 metros
- Fio Preto – 2,5mm Sil 50 metros
- Lona Líquida (Entre em contato pelo WhatsApp)